Nota de Repúdio: OAB Subseção de Porto Nacional se manifesta em favor de Advogada e Secretária dos Esportes

A OAB Subseção de Porto Nacional, vem a público demonstrar preocupação e manifestar seu veemente repúdio à fala indecorosa e desrespeitosa do cidadão EDUARDO TAVARES, em grupo de WhatsApp denominado PORTO NACIONAL DEBATES e que vem circulando em outros grupos de redes sociais, tornando-se assim público, onde este cidadão proferiu ataques e ofensa em face da Secretária Municipal do Desporto Sra. HELENICE CARVALHO ROCHA e a uma integrante do quadro da OAB Tocantins a DRA. ANA CAROLINE FERNANDES PARRIÃO, em razão de suas atividades profissionais.

Toda a situação em torno da ofensa, constrange não apenas as mulheres supramencionadas, mas também a toda sociedade Portuense, além de ganhar contornos ainda mais explícitos pela clara certeza de impunidade que motiva o agressor, que não se melindrou em ofender duas mulheres trabalhadoras, com demonstração explícita de preconceito e desrespeito às suas profissões.
Esses ataques representados por mensagens postadas em grupos de WhatsApp têm clara demonstração de sexismo e misoginia que atingem a todas as mulheres, indignamente.
Infelizmente, o fenômeno da hostilização da mulher em qualquer ambiente da sociedade não é um acontecimento recente.

As mulheres vêm rompendo a estrutura patriarcal, onde a sociedade estava habituada a presenciar os homens ocupando o espaço público e essa transição traz vivências violentas para aquelas que estão nessa luta.

Contudo, não é crível que o Brasil, ainda seja palco de ataques misóginos, agressões verbais e preconceituosas com o fito de diminuir a mulher profissionalmente e tal pensamento discriminatório precisa ser enfrentado por todos de forma clara e transparente.
Os ataques e a misoginia abusiva a que as mulheres são submetidas, independentemente de posição social ou profissão que exerçam, não pode mais ser tolerado por uma sociedade que se se autointitula como plural, diversa e democrática.

A Ordem dos Advogados do Brasil, preza e luta pela garantia constitucional da igualdade, pela dignidade da mulher enquanto ser humano, sendo assim é que esta Instituição não pode se quedar silente, com a gravíssima violência de gênero e desrespeito contra a Advogada ANA CAROLINE FERNANDES PARRIÃO e a Secretaria Municipal do Esporte HELENICE CARVALHO, no exercício de suas funções profissionais, perpetradas pelo cidadão Eduardo Tavares
A Ordem dos Advogados do Brasil possui compromisso claro com a democracia, cidadania, dignidade da pessoa humana, pela igualdade de gênero e raça no espaço profissional e combate à violência e o desrespeito contra as mulheres, em todas as suas formas, motivo pelo qual se preocupa com a violência de gênero sofrida por todas as mulheres no exercício profissional, e não medirá esforços para que, essa violência também seja combatida em todos os campos que tenham mulheres como vítimas.

A OAB Porto Nacional acompanhará atentamente os desdobramentos do caso e tomará todas as providências para a responsabilização criminal e civil do autor desses lamentáveis fatos em favor da advogada Dra Ana Caroline Fernandes Parrião.

Seguiremos firmes no combate à violência contra a mulher e na busca da valorização da mulher advogada.

Porto Nacional, 16 de julho de 2024.

Augusto César Bortoleto Bernardes
Presidente

Adriana Prado Thomaz de Souza
Secretária

Sibele Letícia R de Oliveira Biazotto
Tesoureira

Adalene Gomes Cerqueira Simões
Secretária Adjunta