Após a convocação da grande imprensa de Palmas, nesta terça-feira, 28/01, o deputado estadual do PL, Dr. Danilo Alencar, recebeu membros representantes dos meios de comunicação do Tocantins na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Estado. A ocasião teve como objetivo aproximar os jornalistas das demandas prioritárias relacionadas à saúde em diversas regiões e organização para a veiculação de notícias de maneira responsável.
O encontro abriu espaço para apontamentos e questionamentos dos comunicadores ao deputado. O presidente da Federação das Rádios Comunitárias do Tocantins (Farcom), Geraldo Freitas, abriu as discussões da mesa em favor da estruturação das rádios em regiões rurais e interioranas. “É um trabalho que envolve 58 entidades, cada rádio comunitária representa uma associação e precisamos do apoio institucional dos parlamentares para firmar os serviços das rádios, oferecendo melhores qualidades de trabalho. As associações de rádios comunitárias precisam de infraestrutura técnica e operacional porque atualmente a situação está um pouco precária. Nós temos rádios desde o Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado, assim como no extremo sul. Precisamos desse apoio institucional dos deputados, do governo, Ministério Público e outras autarquias”, argumentou.
O deputado reconheceu a necessidade apresentada pelo presidente da Farcom e trouxe a conversa um quesito que, segundo ele, necessita de melhorias. “Um dos grandes problemas é a falta de divulgação sobre as ações dos parlamentares por parte da mídia”, afirmou. O parlamentar esclareceu que é imprescindível informar a população quanto a assuntos relacionados a articulações políticas para destinação de verbas públicas a determinadas áreas ou emendas parlamentares voltadas ao benefício da sociedade. Segundo o Dr. Danilo, ele irá consultar os demais deputados sobre a possibilidade da destinação de verbas atreladas a Cota Parlamentar (CODAP) para o alinhamento das demandas do seu mandato.

O parlamentar afirmou que pretende revolucionar a saúde do Estado, estruturando policlínicas nos quatro cantos do Tocantins e que será um fiscalizador com carta branca do governador Wanderlei Barbosa. “Tem uma parte da nossa equipe voltada a fiscalização junto a outros vereadores, sindicatos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, vigilância sanitária e conselhos profissionais. Eu quero fiscalizar pessoalmente, ir em cada hospital saber sobre as necessidades, conversar com os diretores e com o corpo de funcionários que compõem a assistência à saúde. Isso vai nos mostrar o que é bom ou ruim, o que precisa mudar e melhorar. Temos grandes avanços no Tocantins relacionados a cirurgias cardíacas, produção de próteses, cirurgias robóticas e por videolaparoscopia, entre outros aspectos”, comentou.
O Canal63 questionou o deputado sobre como irá ocorrer as melhorias nos hospitais em abrangência estadual. “Precisamos avançar, por exemplo, em Pedro Afonso, transformar o hospital de porte um em porte dois, assim como Paraíso e Porto Nacional. Nas pequenas cidades também pretendo priorizar os hospitais de pequeno porte, pois acredito na capacidade deles na prestação de serviços de saúde à população. Só conseguiremos chegar ao sucesso e a melhoria da saúde no estado do Tocantins quando tivermos a união de todos os órgãos da saúde, conselhos profissionais e agências reguladoras”, concluiu Danilo Alencar.